domingo, 21 de novembro de 2010
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO
Ylmara Albuquerque
Apesar de Pontes e Lacerda ser uma cidade pequena, apresenta um número muito alto de acidentes no trânsito, o que nos leva a perguntar o que torna o trânsito de nosso município tão violento. Há uma grande quantidade de infrações sendo cometidas a olhos de todos, tais como: pessoas conduzindo moto sem capacete, crianças de colo, com idade inferior a 10 anos, sendo transportadas no banco dianteiro de veículos, muitos condutores não obedecem à sinalização semafórica, passando no sinal vermelho, pessoas menores de idade transitando em veículos, sem qualquer tipo de fiscalização. `
Algumas infrações como dirigir alcoolizado, andar na contramão, dirigir em alta velocidade são penalidades que as pessoas cometem sabendo que são erradas, e, além de colocarem sua vida em risco, também deixam em risco a vida de outras pessoas, mas cadeia para criminoso no trânsito ainda é raro no Brasil. Quando acontece algum tipo de criminalidade no trânsito, além de o processo ser demorado, quando se vai a julgamento, é só pagar cesta básica e ficar livre.
O principal desafio reside nas pessoas decidirem mudar seu comportamento e evitar a ocorrência de acidentes, pois as mortes de trânsito, no Brasil, chegam a ultrapassar os países desenvolvidos. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Em 2001, o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) registrou 394.596 acidentes com vítimas. Em média, mais de 30 mil pessoas morrem todos os anos nas vias ou estradas nacionais.
Sem dúvida, o investimento em fiscalização e a punição rigorosa para esses crimes ajudariam muito a reduzir os acidentes. Há muitas leis no Senado, mas que existem somente no papel.
Para uma solução desse problema, é necessário que se tenha um pacto entre todos os membros da sociedade, cujo cumprimento das regras seja executável. É muito importante que todos respeitem e aceitem esses limites, pois as últimas notícias sobre trânsito relatam que as principais causas dos acidentes ocorridos devem-se à falta de educação e ao descumprimento das leis. Ser educado, gentil e obediente às leis de trânsito é uma questão de cidadania.
O que você faz no trânsito interfere na vida de muita gente. Acidentes aumentam a cada dia, por isso respeite o próximo: ele pode ser você!
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “B”, da E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
sábado, 20 de novembro de 2010
"TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO"
TRÂNSITO, O ASSUNTO PROBLEMA
Caroline Alencar Barcelos
O município de Pontes e Lacerda, que possui aproximadamente 39.000 habitantes, é o lugar onde vivo. Cidade tipicamente mato-grossense, devido ao seu caráter agropecuário voltado à exportação e consumo interno, destaca-se por sua alta produtividade em vários setores.
No entanto, algo que tem ganhado destaque na cidade é seu trânsito, que está se tornando um tanto quanto caótico, principalmente em horário de pico. Apesar de se localizar no interior do Estado e não ser uma cidade relativamente grande, a frota de veículos aumenta consideravelmente todos os anos e, junto com ela, aumentam o número de acidentes e infrações no trânsito.
Segundo dados da Polícia Militar, apenas no primeiro semestre do ano de 2010, já foram contabilizados 227 acidentes, quase o mesmo total que ocorreu durante todo o ano de 2009, cerca de 245.
O que mais chama a atenção é constatar que esses acidentes, em sua maioria, acontecem por pura imprudência e não por falta de sinalização ou algo do gênero, como gostam de defender alguns. Não que a cidade seja perfeita em termos de sinalização, o que ocorre é que ainda não há uma distribuição uniforme da mesma, mas o problema de trânsito do município não está na sinalização, mas sim nos condutores, que abusam da imprudência e fazem das vias públicas um parque de diversão. Só que geralmente essas “brincadeiras” terminam em tragédia.
Nos últimos anos, as autoridades locais vêm tomando algumas medidas com o objetivo de prevenir os acidentes. Palestras já foram várias vezes ministradas, eventos educativos realizados, mas nada surtiu o efeito esperado.
Portanto, penso que se várias atitudes foram tomadas para coibir essas tragédias, mas nenhuma delas funcionou, o governo poderia pensar em investir em uma faixa etária diferente. As crianças podem ser o principal meio para reverter esse quadro, afinal elas são os futuros motoristas, e quem sabe muito mais conscientes que os de hoje.
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “A”, da EE 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ARTIGO DE OPINIÃO
DIREÇÃO PERIGOSA
Edna Nascimento de Carvalho
Todas as cidades enfrentam um grande problema, o trânsito. Aqui em Pontes e Lacerda não é diferente, pois falta infraestrutura, tem pouca sinalização, não existe ciclovia, nas ruas quase não se vê faixa de pedestre e as calçadas cheias de mercadorias de lojas. Por isso é preciso analisar o trânsito das cidades, pessoas participam dele, pedestres, motoristas, passageiros transitam ocupando as ruas.
Às vezes não temos paciência de ler, escutar ou sequer assistir um filme sobre o assunto como dirigir ou andar com atenção e responsabilidade. O direito de ir e vir em vias públicas são de todos. Talvez ainda não estejamos preparados para enfrentar este mundo mecanizado, motorizado e alucinado em constante transformação. Podemos fazer algumas reflexões sobre o assunto, o trânsito é recente para muitas pessoas, principalmente para os jovens.
Quanto à educação, estamos começando com um considerável atraso, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está em vigor desde 1997. Nele, estão sistematizadas as diretrizes para um trânsito mais humano, que preserve a vida. Mas ainda temos muito a aprender. A resposta se concentra na Educação.
Enquanto pessoas não adotarem um comportamento de educação no trânsito, viveremos o horror de condenar, todos os anos, milhares de pessoas à morte e à invalidez.
Para que o trânsito melhore no Brasil, é preciso que os políticos invistam mais na Educação, promovendo palestras nas escolas sobre o trânsito. As condições de trânsito interferem também na nossa sociedade, o modo de dirigir dos condutores sofre as mais diversas influências, sobretudo porque o motorista tem que estar sempre atento, pois o mesmo comporta-se de maneira diferente no trânsito livre, velocidade alta ou baixa, presença de bicicletas ou carroças e grande movimentação de pessoas.
Na cidade de Pontes e Lacerda deveria ter mais sinalização e guardas de trânsito, para que as pessoas tivessem mais educação e responsabilidade por seus atos. Estes são passos fundamentais para a tomada de consciência sobre o problema.
Antes de sair de casa com sua família para uma viagem, certifique-se de que seu carro está preparado para enfrentar o trânsito. Faça uma revisão geral no veículo e lembre-se: uma atitude correta pode fazer a diferença em sua vida.
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “B”, da E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
"PROJETO POR ENTRE AS LINHAS DA POESIA, AS LINHAS DO DESENHO"
Quadrilha do futebol
João gostava de jogar bola
Pedro só quebrava canela
Maria era Maria Chuteira
Joana só ficava no banco
E Lili não jogava nada.
João foi jogar na seleção.
Pedro tornou-se ortopedista.
Maria montou uma loja de calçados.
Joana tornou-se bancária
E Lili que não jogava nada
Casou-se com Ronaldinho Gaúcho
Mônica Cibele Martins/ 3º C Mat.
Quadrilha eleitoral
Lula apoiava Dilma que disputava com Serra
Que disputava com Marina que disputava com Plínio
Que não “disputava” com ninguém.
Lula tirou férias,
Serra perdeu a eleição,
Dilma foi eleita,
Maria voltou pra floresta
E Plínio foi morar com sua irmã
Que não tinha entrado na história.
Evellyn Jessica Araujo Almeida/ 3º B Mat.
DIA DA POESIA
Pensamento
O pensamento é o lugar
Onde mesmo querendo não podemos ver.
É o lugar que nos traz alegria
Mas também nos faz sofrer.
O pensamento é o lugar
Onde jamais podemos entrar.
É o lugar através do qual
Podemos nos magoar.
O pensamento é o lugar
Em que guardamos nossa esperança.
É o lugar onde nós deixamos
As boas e más lembranças.
O pensamento é o lugar
Onde guardamos nossa saudade
É o lugar onde deixamos,
A tristeza e a felicidade.
O pensamento é o lugar
Em que se planeja e se cria.
É o lugar onde guardamos
As nossas alegrias.
O pensamento é o lugar
Onde podemos nos fortalecer.
É o lugar onde fica
Quem não podemos esquecer.
O pensamento é o lugar
Em que o Amor nunca chega ao fim.
É o lugar onde não me esqueço de você
Nem você de mim.
O pensamento é o lugar
Em que guardei os olhos teus
É o lugar onde mesmo tentando
Não esqueço teu adeus.
O pensamento é o lugar
Onde guardei tudo que você me fez
É o lugar onde guardei
Nosso encontro pela última vez.
Josileide Fuzate Ceccatte/2º D
DIA DA POESIA
Pontes e Lacerda
Minha cidade tem belos rios
Um deles é o Guaporé
Onde pescamos pintado,
Cachara e tucunaré
Também temos Festival de Pesca
O melhor do Vale do Guaporé.
Aqui temos muitas riquezas
As quais temos que preservar
A cada dia descobrimos
Mais belezas nesse lugar
Aqui eu nasci,
Até o fim quero morar.
Temos Exposição Agropecuária
A maior de nossos anseios
O rodeio aqui é muito bom
Lacerda é a Capital do Rodeio.
Pablo Eduardo Tomaz G. Santos/ 2º D Mat.
DIA DA POESIA
Cheguei, fiquei...
Fui para longe da emoção,
Movida pela razão,
Convencida pelo coração.
Certeza que me levou além,
Do que eu pude imaginar.
Que me trouxe até aqui,
E me fez sonhar
Coração que pulsa forte,
E que me faz lembrar...
Daqueles bons momentos
Que vivi por lá.
Coração que pulsa forte,
E que me faz sonhar...
Fantasia e realidade
Que viverei cá.
Iara Karla Teixeira de S. Chiabai
Iara Karla Teixeira de S. Chiabai
2º D/Mat.
PROJETO" POR ENTRE AS LINHAS DA POESIA, AS LINHAS DO DESENHO"
AMOR
Amor que é amor
não pode des
pe
da
çar
mas sim prevalecer
diante de tudo que passar.
Música
Melodia da alma
que apazigua o coração.
Meu Amor
A razão para os meus altivos pensamentos
o motivo da minha piedade
a culpada dos melhores momentos
de uma vida de fidelidades.
A pessoaa mais amada do mundo
que eu desejo consquistar,
porque sei que lá no fundo
meu coração quer te amar.
Meu desejo nesta hora,
é ser abraçado por teus braços protetores,
sentir o teu cheiro que agora,
desabrocha como flores.
Você é minha inspiração
pras essas emoções que palpitam e soam
o nascimento de uma paixão
que vive sobre o caos à toa.
Jonas Aguiar
Amor que é amor
não pode des
pe
da
çar
mas sim prevalecer
diante de tudo que passar.
Música
Melodia da alma
que apazigua o coração.
Meu Amor
A razão para os meus altivos pensamentos
o motivo da minha piedade
a culpada dos melhores momentos
de uma vida de fidelidades.
A pessoaa mais amada do mundo
que eu desejo consquistar,
porque sei que lá no fundo
meu coração quer te amar.
Meu desejo nesta hora,
é ser abraçado por teus braços protetores,
sentir o teu cheiro que agora,
desabrocha como flores.
Você é minha inspiração
pras essas emoções que palpitam e soam
o nascimento de uma paixão
que vive sobre o caos à toa.
Jonas Aguiar
domingo, 5 de setembro de 2010
sábado, 4 de setembro de 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
UM TEMA, VÁRIOS PONTOS DE VISTA
TRANSITAR É VIVER
Edilsa Caetano da Trindade
No Brasil existem diversos problemas que são encontrados nos quatro cantos do país, os de trânsito é um deles.
Utilizar o trânsito é algo que está presente em todas as cidades, de todas as regiões, de todos os países, só diferenciando às vezes os problemas que são encontrados nele, pois transitar com segurança implica questões que muitas vezes não conhecemos, ou preferimos não conhecer, ou fingir que não vemos.
O trânsito se tornou uma “vítima” das pessoas, simplesmente porque são os seres humanos que fazem dele algo tão perigoso, exemplo disso é o município onde moro, que, mesmo sendo uma cidade do interior, quase todos os dias registra acidentes.
Os moradores podem observar isso ao ligar o noticiário local, pois sempre temos acidentes, sendo alguns graves, outros apenas com danos materiais, motoristas que dirigem alcoolizados, e outros porque não têm atenção ao trânsito.
Segundo a PM (Polícia Militar), foram registrados 227 acidentes até junho deste ano, um número alto quando se coloca em questão que as ruas são bem sinalizadas e não possuem tantos buracos.
Transitar em uma cidade como a nossa deveria ser seguro, mas não é, pois o pedestre muitas vezes tem que disputar espaço com os veículos (carros, motos), porque as calçadas, que é onde ele deveria transitar, estão abarrotadas de objetos e de veículos que fazem uso da calçada como garagem.
Porém, não se pode culpar o grande número de acidentes ao pedestre, ao motorista, ao motociclista, ou ao ciclista, mas sim à desatenção de “todos”.
Para se transitar com segurança e diminuir os acidentes, não depende só de uma ótima sinalização, de uma legislação rigorosa, mas sim de uma atenção redobrada de todos que fazem o trânsito, e, que então aprendamos a respeitar e valorizar a nossa vida e a dos outros.
O problema do trânsito em minha cidade não é ausência de sinalização, mas sim falta de consciência de todos os responsáveis, pois parece que a população se esqueceu do maior presente que deus nos deixou: a VIDA!
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “D”, da EE 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
UM TEMA, VÁRIOS PONTOS DE VISTA
Nágila Barbosa de Freitas
A cidade de Pontes e Lacerda, localizada no interior de Mato Grosso, vê-se voltada para uma questão que está em constante debate ─ o trânsito ─ que é um “fato” que acontece não só em nosso município, mas também em todo o país.
Quando se fala em trânsito, logo nos vêm à mente os acidentes causados por motos e carros, mas o que não vemos é que o mesmo acontece só por meio desses veículos, mas sim por ciclistas, pedestres, entre outros. Tais problemas, que acontecem à nossa volta, são resultados da falta de respeito e atenção dos cidadãos lacerdenses, cujas vítimas são afetadas pela sua própria ignorância, exemplo disso é quando pessoas presentes nas ruas não respeitam a sinalização e as demais regras do trânsito. Embora tenhamos vários recursos para a melhora do trânsito, como a legislação, sinalização e grandes projetos, os moradores de determinadas cidades fazem questão de tapar os olhos para a realidade que lhes imposta.
Em Pontes e Lacerda há um grande índice de acidentes causados pelo trânsito. Segundo a Inspetora da Polícia Rodoviária Federal, ela “nunca viu uma cidade com tantos constrangimentos no trânsito”, afinal, não é pelo fato de ser uma cidade pequena que não haverá grandes problemas quanto a isso.
Pelo fato de ela ser uma cidade de poucos habitantes, os motoristas, ciclistas e pedestres fazem de seus veículos um passaporte para a violência, pois pensam que por não ver um grande movimento nas ruas, não respeitam nenhuma regra e causam graves acidentes.
Segundo uma matéria feita em agosto de 2008 , pelo SBT, houve grandes indices de acidentes com vítimas na BR 174, por causa da imprudência dos condutores.
O trânsito está presente em todo o mundo, apesar de ouvirmos todos os dias nas televisões e nas rádios sobre as consequências que o mesmo provoca, deparamo-nos com um aumento cada vez maior, seja na minha ou em outra cidade.
Quando vamos acordar para a realidade? Será que nos momentos em que formos atingidos pelos nossos atos ou quando nos conscientizarmos que o trânsito é coisa séria?
Já está bem claro, regras existem, só não são cumpridas. Não deixe que a catástrofe chegue até você ou você vá até ela. Reflita e mude seus hábitos, antes que você vire consequência de seus próprios atos.
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “D”, da EE 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
UM TEMA, VÁRIOS PONTOS DE VISTA
PARE... E PENSE ANTES DE AGIR!
Max Willian Silva Teixeira
Em Pontes e Lacerda, cidade do interior de Mato Grosso, onde nasci e moro, o primeiro e, pode-se dizer até o maior problema que constatamos, ao entra pelas ruas desta cidade, é o trânsito caótico.
Para se ter uma ideia, só em acidentes de trânsito em Pontes e Lacerda até junho de 2010, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados 93 pronto-atendimentos, e segundo a Polícia Militar, 227 acidentes.
Esse número tão elevado de acidentes é só um reflexo de como é trânsito lacerdense. Má sinalização, conduta irregular dos motoristas, alta velocidade em ruas esburacadas e, quando há asfalto em alguma, o mesmo é irregular, fazendo com que tudo piore as condições do trânsito.
Mas isso não se verifica apenas aqui, mas também no restante do país. Então, devemos de imediato reformular as nossas leis e trânsito que hoje são muito brandas.
Portando, cabe às autoridades competentes a articulação das leis e das estruturas existentes no trânsito brasileiro. E também compete ao cidadão, que transita diariamente nas vias públicas, mais atenção e respeito consigo mesmo e com o próximo.
sábado, 21 de agosto de 2010
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2010: ARTIGO DE OPINIÃO
Diogo Gonçalves da Silva
O trânsito ineficiente e perigoso é uma questão que deve ser resolvida. Atualmente, acidentes de trânsito são uma das maiores causas de morte no Brasil e, em Pontes e Lacerda, com seus aproximados 40 mil habitantes, não é diferente.
Segundo dados oficiais da Polícia Militar, de janeiro a junho de 2010, foram registrados 227 acidentes, sendo que em 93 destes, foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros.
Contudo, esses dados não seriam alarmantes se Pontes e Lacerda se caracterizasse como uma cidade de porte médio. Com avenidas de baixa velocidade e sinalização razoável, não se deveria chegar a esse nível de ocorrências. Mas com a combinação de imprudência, excesso de velocidade e falta de fiscalização, tornam o trânsito pontes-lacerdense uma combinação perigosa.
Levando-se em conta como o pedestre circula em nossa cidade, hipoteticamente, se qualquer um, aleatoriamente, tentar atravessar a rua, sem olhar muito bem para os dois lados, mesmo sendo via de mão única, provavelmente ele será atropelado.
Pontes e Lacerda deveria se inspirar no exemplo do município de Tangará da Serra-MT, que usa faixas de pedestre elevadas, que é um tipo de lombada com a faixa de pedestre embutida. Além disso, a educação no trânsito transmitida aos cidadãos, faz com que quando o pedestre pisa na faixa, o motorista ou motociclista “pare” imediatamente. Com esse exemplo, percebemos que não é só uma questão de educação, mas também de cidadania.
Com exemplos nítidos e fáceis de se aplicar, o que falta então para Pontes e Lacerda?
Com exemplos nítidos e fáceis de se aplicar, o que falta então para Pontes e Lacerda?
Concluindo, uma cidade com trânsito seguro é uma cidade com maior qualidade de vida e, consequentemente, com uma população mais feliz.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “B”, da E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
Assinar:
Postagens (Atom)