domingo, 21 de novembro de 2010

TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO


CAÓTICO TRÂNSITO














Ylmara Albuquerque

 
     Apesar de Pontes e Lacerda ser uma cidade pequena, apresenta um número muito alto de acidentes no trânsito, o que nos leva a perguntar o que torna o trânsito de nosso município tão violento. Há uma grande quantidade de infrações sendo cometidas a olhos de todos, tais como: pessoas conduzindo moto sem capacete, crianças de colo, com idade inferior a 10 anos, sendo transportadas no banco dianteiro de veículos, muitos condutores não obedecem à sinalização semafórica, passando no sinal vermelho, pessoas menores de idade transitando em veículos, sem qualquer tipo de fiscalização. `

    Algumas infrações como dirigir alcoolizado, andar na contramão, dirigir em alta velocidade são penalidades que as pessoas cometem sabendo que são erradas, e, além de colocarem sua vida em risco, também deixam em risco a vida de outras pessoas, mas cadeia para criminoso no trânsito ainda é raro no Brasil. Quando acontece algum tipo de criminalidade no trânsito, além de o processo ser demorado, quando se vai a julgamento, é só pagar cesta básica e ficar livre.

    O principal desafio reside nas pessoas decidirem mudar seu comportamento e evitar a ocorrência de acidentes, pois as mortes de trânsito, no Brasil, chegam a ultrapassar os países desenvolvidos. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Em 2001, o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) registrou 394.596 acidentes com vítimas. Em média, mais de 30 mil pessoas morrem todos os anos nas vias ou estradas nacionais.

    Sem dúvida, o investimento em fiscalização e a punição rigorosa para esses crimes ajudariam muito a reduzir os acidentes. Há muitas leis no Senado, mas que existem somente no papel.

Para uma solução desse problema, é necessário que se tenha um pacto entre todos os membros da sociedade, cujo cumprimento das regras seja executável. É muito importante que todos respeitem e aceitem esses limites, pois as últimas notícias sobre trânsito relatam que as principais causas dos acidentes ocorridos devem-se à falta de educação e ao descumprimento das leis. Ser educado, gentil e obediente às leis de trânsito é uma questão de cidadania.

O que você faz no trânsito interfere na vida de muita gente. Acidentes aumentam a cada dia, por isso respeite o próximo: ele pode ser você!



Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “B”, da E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário