segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ARTIGO DE OPINIÃO

DIREÇÃO PERIGOSA













Edna Nascimento de Carvalho



      Todas as cidades enfrentam um grande problema, o trânsito. Aqui em Pontes e Lacerda não é diferente, pois falta infraestrutura, tem pouca sinalização, não existe ciclovia, nas ruas quase não se vê faixa de pedestre e as calçadas cheias de mercadorias de lojas. Por isso é preciso analisar o trânsito das cidades, pessoas participam dele, pedestres, motoristas, passageiros transitam ocupando as ruas.

      Às vezes não temos paciência de ler, escutar ou sequer assistir um filme sobre o assunto como dirigir ou andar com atenção e responsabilidade. O direito de ir e vir em vias públicas são de todos. Talvez ainda não estejamos preparados para enfrentar este mundo mecanizado, motorizado e alucinado em constante transformação. Podemos fazer algumas reflexões sobre o assunto, o trânsito é recente para muitas pessoas, principalmente para os jovens.

      Quanto à educação, estamos começando com um considerável atraso, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está em vigor desde 1997. Nele, estão sistematizadas as diretrizes para um trânsito mais humano, que preserve a vida. Mas ainda temos muito a aprender. A resposta se concentra na Educação.

       Enquanto pessoas não adotarem um comportamento de educação no trânsito, viveremos o horror de condenar, todos os anos, milhares de pessoas à morte e à invalidez.

      Para que o trânsito melhore no Brasil, é preciso que os políticos invistam mais na Educação, promovendo palestras nas escolas sobre o trânsito. As condições de trânsito interferem também na nossa sociedade, o modo de dirigir dos condutores sofre as mais diversas influências, sobretudo porque o motorista tem que estar sempre atento, pois o mesmo comporta-se de maneira diferente no trânsito livre, velocidade alta ou baixa, presença de bicicletas ou carroças e grande movimentação de pessoas.

      Na cidade de Pontes e Lacerda deveria ter mais sinalização e guardas de trânsito, para que as pessoas tivessem mais educação e responsabilidade por seus atos. Estes são passos fundamentais para a tomada de consciência sobre o problema.

      Antes de sair de casa com sua família para uma viagem, certifique-se de que seu carro está preparado para enfrentar o trânsito. Faça uma revisão geral no veículo e lembre-se: uma atitude correta pode fazer a diferença em sua vida.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “B”, da E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário