sábado, 20 de novembro de 2010

"TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO"

TRÂNSITO, O ASSUNTO PROBLEMA





Caroline Alencar Barcelos

         O município de Pontes e Lacerda, que possui aproximadamente 39.000 habitantes, é o lugar onde vivo. Cidade tipicamente mato-grossense, devido ao seu caráter agropecuário voltado à exportação e consumo interno, destaca-se por sua alta produtividade em vários setores.
            No entanto, algo que tem ganhado destaque na cidade é seu trânsito, que está se tornando um tanto quanto caótico, principalmente em horário de pico. Apesar de se localizar no interior do Estado e não ser uma cidade relativamente grande, a frota de veículos aumenta consideravelmente todos os anos e, junto com ela, aumentam o número de acidentes e infrações no trânsito.
            Segundo dados da Polícia Militar, apenas no primeiro semestre do ano de 2010, já foram contabilizados 227 acidentes, quase o mesmo total que ocorreu durante todo o ano de 2009, cerca de 245.
            O que mais chama a atenção é constatar que esses acidentes, em sua maioria, acontecem por pura imprudência e não por  falta de sinalização ou algo do gênero, como gostam de defender alguns. Não que a cidade seja perfeita em termos de sinalização, o que ocorre é que ainda não há uma distribuição uniforme da mesma, mas o problema de trânsito do município não está na sinalização, mas sim nos condutores, que abusam da imprudência e fazem das vias públicas um parque de diversão. Só que geralmente essas “brincadeiras” terminam em tragédia.
            Nos últimos anos, as autoridades locais vêm tomando algumas medidas com o objetivo de prevenir os acidentes. Palestras já foram várias vezes ministradas, eventos educativos realizados, mas nada surtiu o efeito esperado.
            Portanto, penso que se várias atitudes foram tomadas para coibir essas tragédias, mas nenhuma delas funcionou, o governo poderia pensar em investir em uma faixa etária diferente. As crianças podem ser o principal meio para reverter esse quadro, afinal elas são os futuros motoristas, e quem sabe muito mais conscientes que os de hoje.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “A”, da EE 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário