TRANSITAR É VIVER
Edilsa Caetano da Trindade
No Brasil existem diversos problemas que são encontrados nos quatro cantos do país, os de trânsito é um deles.
Utilizar o trânsito é algo que está presente em todas as cidades, de todas as regiões, de todos os países, só diferenciando às vezes os problemas que são encontrados nele, pois transitar com segurança implica questões que muitas vezes não conhecemos, ou preferimos não conhecer, ou fingir que não vemos.
O trânsito se tornou uma “vítima” das pessoas, simplesmente porque são os seres humanos que fazem dele algo tão perigoso, exemplo disso é o município onde moro, que, mesmo sendo uma cidade do interior, quase todos os dias registra acidentes.
Os moradores podem observar isso ao ligar o noticiário local, pois sempre temos acidentes, sendo alguns graves, outros apenas com danos materiais, motoristas que dirigem alcoolizados, e outros porque não têm atenção ao trânsito.
Segundo a PM (Polícia Militar), foram registrados 227 acidentes até junho deste ano, um número alto quando se coloca em questão que as ruas são bem sinalizadas e não possuem tantos buracos.
Transitar em uma cidade como a nossa deveria ser seguro, mas não é, pois o pedestre muitas vezes tem que disputar espaço com os veículos (carros, motos), porque as calçadas, que é onde ele deveria transitar, estão abarrotadas de objetos e de veículos que fazem uso da calçada como garagem.
Porém, não se pode culpar o grande número de acidentes ao pedestre, ao motorista, ao motociclista, ou ao ciclista, mas sim à desatenção de “todos”.
Para se transitar com segurança e diminuir os acidentes, não depende só de uma ótima sinalização, de uma legislação rigorosa, mas sim de uma atenção redobrada de todos que fazem o trânsito, e, que então aprendamos a respeitar e valorizar a nossa vida e a dos outros.
O problema do trânsito em minha cidade não é ausência de sinalização, mas sim falta de consciência de todos os responsáveis, pois parece que a população se esqueceu do maior presente que deus nos deixou: a VIDA!
Aluna do 3º ano do Ensino Médio Regular, turma “D”, da EE 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário